terça-feira, 12 de outubro de 2010

Grandes esperanças, de Charles Dickens

Cuidado, contém SPOILERS!!!!!!!!

O romance em três partes do escritos inglês Charles Dickens (que é mais lembrado por seu Oliver Twist) é indubitavelmente um Clássico da literatura, pois com uma história bem tecida, com intrigas, mistérios, e, como é o próprio protagonista –o órfão ‘’Pip”- o narrador, nós leitores ficamos sempre à mercê das mesmas surpresas e emoções do personagem, o que cria um vínculo ainda maior com a trama.

Vários temas podem ser encontrados nessa longa narrativa (que li em dois dias, nem mais nem menos!): loucura, amor não correspondido, crimes, pobreza, ascensão social, injustiças, e as esperanças de Pip, tão referidas ao longo da obra.

Pip (Philip Pirrip) é um órfão criado pela irmã, uma rude e nervosa mulher, e por seu marido, Joe Gargery o ferreiro da aldeia, um homem ignorante, mas doce, compreensivo, e o verdadeiro amigo de Pip.

Certo dia, um fugitivo o encontra sozinho e ordena que Pip traga mantimentos e uma lima (o condenado ainda possuía correntes presas aos pés) no dia seguintes, sob ameaças. Pip surrupia provisões da sua despensa (carne moída, um empadão de porco, conhaque e um osso de carne) e providencia a lima na oficina de Joe (ele era ferreiro, lembram?) e leva ao homem na hora marcada. O detento, Abel Magwitch, fica grato ao menino e depois de alguns imprevistos, some. Pip sempre se sentiria culpado por esse incidente que relembraria varias vezes ao logo da vida a partir daí.

Pip é apresentado na casa de uma mulher rica, a Srta. Havisham, enlouquecida, que desde que foi abandonada pelo seu noivo, um impostor, no dia do seu casamento, nunca mais viu a luz do dia e nem usou outro vestido senão o traje nupcial. Ela vivia presa entre as recordações das núpcias que não ocorreram, os enfeites, enxoval, e até mesmo o bolo nupcial nunca mais foram tocados, e os relógios estão parados desde sua grande decepção.

Ela cria uma menina da idade de Pip, Estella, belíssima, orgulhosa e perniciosa, educada para maltratar e se vingar dos homens. Por infortúnio, Pip se apaixona por ela, mas ela ridiculariza sua condição inferior e não o corresponde, pois seu coração é frio e ela não sabe amar.

Pip ao retornar a sua aldeia após ser dispensado pela Srta Havisham depois de algumas visitas, torna-se aprendiz de ferreiro junto a Joe, e amaldiçoa o fato de não se um cavalheiro, pois tenciona conquistar Estella, ainda que não obtenha êxito.

Alguns anos mais tarde, o nosso herói recebe a visita de um advogado, Jaggers, que lhe anuncia uma bela fortuna, mas diz não poder revelar o nome de seu benfeitor. Pip vai à Londres, se despede de Joe, e torna-se um cavalheiro, sempre acreditando que a Srta Havisham quem lhe legou a soma.

Anos depois, Pip recebe a visita de Abel Magwitch, que se revela seu benfeitor, conta-lhe sua historia, revelando não ser tão hediondo assim, e fez fortuna na América pensando sempre em seu Pip, a quem sempre fora grato desde o fatídico dia de sua fuga.

Essa revelação foi um baque para nosso herói, mas muitas surpresas se desencadeariam a partir daí. Estella, que pensavam ser órfã não o é, inclusive seus pais estavam vivos, só Jaggers sabia disso até Pip desvendar esse mistério. (Na ilustração abaixo,'' Pip e Estella depois de tudo'')

Detalhe: QUEM são os pais dela, essa é uma questão que realmente surpreende!

Bem, etc etc etc, espero não ter sido 100% spoiler, mas só lendo para ter noção da magnitude dessa obra, que revela muito a respeito da sociedade de forma atemporal, pois os conflitos de Pip são pertinentes mesmo para os dias atuais.

Detalhe2: Estella Havisham é uma das edições da coleção Damas de Época (bonecas de porcelana que representam personagens femininas que marcaram a literatura universal, nas bancas, quinzenalmente por 24,99. Não, não estou recebendo por esse merchandising!)


Bem, fica a recomendação, e aprovetem as belas ilustrações do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário